A ginecologia, considerada a ciência da mulher, é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar questões fisiológicas e patológicas da saúde feminina, especificamente à do aparelho reprodutor (ovários, vagina e útero) e mamas.

Então, ginecologistas são profissionais especializados que prestam atendimento e dão especial atenção à saúde da mulher.

São várias as patologias diagnosticadas e tratadas por esta especialidade, tais como a descoberta de DST’s, prevenção de câncer do colo do útero, acompanhamento do uso de anticoncepcionais, descoberta e acompanhamento gestacional, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e outras condições.

Normalmente, o primeiro contato das mulheres com os profissionais de ginecologia acontece na adolescência, quando o pediatra não é o médico mais adequado para acompanhar e solucionar questões que envolvem, por exemplo, o início da vida sexual.

Geralmente, os ginecologistas também trabalham como obstetras, acompanhando as mulheres durante o período gestacional e no momento do parto, área médica conhecida como ginecologia e obstetrícia.

Para manter uma rotina saudável e preventiva, recomenda-se que a mulher vá pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista, para que ele possa avaliar quais exames são necessários e garantir uma boa saúde sexual, reprodutiva e hormonal.

Ginecologia natural

Com origem nos países andinos, a ginecologia natural propõe uma maneira alternativa de diagnóstico e tratamento de doenças ao promover maior consciência corporal. É considerada um movimento e não uma especialidade da medicina tradicional.

Trazendo um aspecto mais humanizado, esse tipo de abordagem promove o autoconhecimento da mulher em relação ao seu próprio corpo. Assim, podem perceber melhor os sinais emocionais e físicos das doenças, do ciclo menstrual ou qualquer outra condição.

Apesar do nome, esse método não busca compreender exclusivamente as alterações clínicas relacionadas somente aos órgãos do aparelho reprodutor feminino, pois entende que o organismo funciona de maneira integrada.

A ginecologia natural auxilia no conhecimento sobre a sexualidade, fertilidade ou que desejam deixar de lado o uso de anticoncepcionais, por exemplo.

O profissional em ginecologia natural emprega um olhar diferenciado ao atendimento e pode recorrer ao uso de ervas, chás, terapias integradas, assistência emocional e outras alternativas, sempre levando em consideração os sentimentos e o bem-estar da mulher.

Ginecologia e obstetrícia

É comum que ginecologistas também trabalhem ou tenham amplo conhecimento em obstetrícia, devido à proximidade das áreas.

Enquanto o ginecologista atua nas diversas esferas da saúde da mulher, o obstetra se volta ao período gestacional, ao parto e ao pós-parto.

Normalmente, a especialização do médico contempla ambas as áreas, fazendo com que, muitas vezes, seja complexo separá-las, logo que durante a gestação, o obstetra será capaz de atender às necessidades da saúde íntima da mulher também.

Fonte: Minuto Saudável